
A Grafologia é uma ciência do conhecimento humano, reconhecida pelos chineses desde o século IV a.C., que estuda a forma das letras e do aspecto geral da escrita manuscrita, identificando características de atitudes, de habilidades e de comportamento nas áreas intelectual, afetiva e social que compõem a personalidade humana, como caráter, grau de instrução, tipo de inteligência, aspectos emocionais, entre outros, fornecendo indícios das virtudes e defeitos.
A escrita é um gesto cerebral que passa pelas condições emocionais, físicas, mentais e biológicas projetadas na forma de escrever, auxiliando em processos de avaliação da personalidade e potencial humano.
Sua aplicação técnica abrange as áreas médica, judicial, da perícia, de recursos humanos, da psicologia, do serviço social, da educação, das artes, da publicidade, de gestão, de segurança, entre outras.
A análise grafológica é feita dentro do contexto em que a escrita foi realizada, revelando a motivação que levou às ações e como o(a) escritor(a) pensa, sente e se comporta – informações estas, que não se encontraria de outra forma ou em curto tempo – complementando o exame grafotécnico.